Matemática e Música:

a arte de experimentar nos caminhos da educação

 

Vive-se um momento em que se precisa trabalhar com diversas áreas do conhecimento. A utilização da multidisciplinaridade, da pluridisciplinaridade ou da interdisciplinaridade, para o desenvolvimento do estudante, favorece o desenvolvimento de habilidades, e mediadas adequadamente, transforma-as em competências.
Nesse sentido, o conhecimento em Matemática no Ensino Médio, juntamente com as demais disciplinas da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, pode contribuir para a formação desses alunos, colaborando para o desenvolvimento de habilidades relacionadas às competências citadas que, como metas, devem ser perseguidas na formação escolar (BRASIL, 2002).
No contexto da realização de experiências fica a necessidade de trazer a Matemática à realidade do aluno, tornando-a prática, compreensível, dinâmica, sem, contudo, perder o caráter de linguagem própria em que cabe ao estudante, ler, interpretar textos de matemática, utilizar representações como equações, gráficos, diagramas, fórmulas e tabelas, e também, transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, com a utilização de recursos tecnológicos.
Experimentando, os estudantes estarão investigando, produzindo e compreendendo fenômenos e aplicações reais. Identificando e interpretando, formulando hipóteses, prevendo resultados, bem como buscando estratégias e aguçando o senso crítico e analisando resultados, distinguindo e utilizando raciocínio dedutivo e indutivo.  De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases: O Ensino Médio brasileiro, [...] tem como finalidades a preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania; a formação ética; o desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico e, ainda, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina (BRASIL,1996).
Faz-se necessária, portanto, uma visão do Ensino Médio de caráter amplo, de maneira que os aspectos e conteúdos associados à Matemática e suas linguagens sejam parte essencial da formação cidadã. A compreensão dinâmica da nossa vivência, o convívio harmônico com o mundo da informação deve ser ingrediente da percepção histórica da aventura humana, dando significado ao aprendizado.

Topo - Experimentos